Início » lista » Coisas para levar para a maternidade

Coisas para levar para a maternidade

Meu primeiro post, após a inauguração, é bem trivial, mas muito útil.

Tenho algumas amigas grávidas que me pediram ajuda com uma lista de itens para levar para a maternidade. Então resolvi resgatar minhas listas antigas, acrescentar uns comentários pessoais e publicar. Se alguma amiga mãe lembrar de mais alguma coisa, por favor, acrescente nos comentários, que colocarei no post com os devidos créditos.

Vamos lá!

Na bolsa da mamãe:

- 05 camisolas. Eu sei que você só vai ficar 3 dias na maternidade, mas… acidentes acontecem. O seu leite vaza, o neném faz cocô em você, você sangra e suja a camisola. Nada disso pode acontecer, mas, se acontecer, é bom ter uma camisola extra.

- roupas: eu não usei roupas nos dias em que fiquei internada. Calma, eu não andava pelada, rs… Eu ficava de camisola, claro. Por isso investi em camisolas decentes e bonitinhas, estilo vestidinho, para poder receber as visitas.

- chinelo. Pode ser uma pantufa bonitinha ou mesmo um par de havaianas, o que você achar melhor

- 05 calcinhas pós parto grandes e confortáveis. Nada de cinta, pelo menos nos primeiros dias. O uso de cintas é controvertido e assunto para outro post. Mas, independente de você ter optado por usar ou não cintas, não será nestes primeiros dias após o parto. Recomendo calcinhas grandes, altas e confortáveis, para dar uma segurada na pança sem apertar demais. Não pode ser o mesmo número que você usava antes de engravidar, compre um número maior. Pelo mesmo motivo das camisolas, melhor levar a mais do que a menos.

- 02 sutiãs de amamentação

- absorvente pós-parto. Algumas usam absorvente comum noturno, outras usam as fraldinhas do neném. Eu comprei estes absorventes próprios para pós-parto, são grossos e feios, mas serviram pra segurar o fluxo que fica bem intenso depois do parto. O tempo e a quantidade de sangramento varia muito de pessoa para pessoa. Eu usei por mais ou menos uns 5 dias, então um pacotinho já dá.

- absorvente para os seios. Este item pra mim foi muito importante. No início da amamentação o ritmo ainda não está estabelecido, então pode acontecer de o leite vazar muito. Eu usei da marca LASINOH, americana, são os melhores na minha humilde opinião (não tão humilde, rs). Mas no Brasil você também encontra outros bons, os que mais gostei foram da Johnson e Johnson.

- uma roupa larguinha e bonitinha pra você usar na saída da maternidade. Recomendo um vestidinho, de preferência com botões no peito ou com um decote bom para amamentar.

- itens de nécessaire. Os que você usaria numa pequena viagem. Shampoo, sabonete, escova de dente, pasta de dente, escova de cabelo, etc. Pequena dica: leve itens para prender o cabelo, como borrachinhas, faixas, tic tacs, o que você usar. Ajuda a domar as mechas quando acordar e também na hora de amamentar.

- maquiagem. Sério, não me matem! Não precisa levar um arsenal de maquiagem, nem contratar um maquiador profissional (foi uma brincadeira, gente, peloamor!!). Mas até eu que não sou nada patricinha (eu não sou, pode perguntar à minha irmã) achei que vale a pena levar pelo menos um pozinho e um batom. Porque as pessoas insistem em tirar foto, você mesma vai querer uma foto com o seu bebe e vai se sentir melhor se puder dar uma ajeitadinha antes.

- pomada para os seios de lanolina pura (existem de varias marcas, esta pomada é ótima pois ajuda na cicatrização e na hidratação das mamas para não rachar. E o bom é que não precisa ser retirada antes  de amamentar. Eu usava uma pequena quantidade após cada mamada)

 

Na bolsa do bêbe:

- 05 kits de roupinha. Como sempre, eu, muito precavida, digo para você levar a mais. Os bebês podem golfar, fazer cocô, xixi ou sei lá mais o que (rs…) e sujar a roupinha. Sempre bom ter um kit a mais. Separe os 03 oficiais, mais bonitos e deixe os outros dois para reserva, podem ser mais simples.

O que tem em cada kit: 1 roupinha (sugiro que seja de malha de algodão ou outra coisa molinha e confortável), 1 sapatinho ou meia, 1 luvinha, 1 manta ou cueiro, 1 pano de boca e 1 pano de ombro. Esta é a hora de você liberar toda a sua bregueza e fazer tudo combinando!! Rs… pode colocar o nome do príncipe bordado a ouro, o que vc quiser, kkkkkk… Zueria total galera, freia a bregueza, por favor.

- sabonete liquido neutro. Eu gosto do Johnson e Johnson da cabeça aos pés rosa. Sei que tem um monte de gente que não gosta da marca e tal… enfim, mais uma vez assunto para outro post. Escolha um que você goste e leve.

- tesoura de unha ou cortador (tem uns nenéns que nascem com a unha comprida)

- cotonetes e algodão para higiene do bebe

- alcool 70° para limpeza do umbigo

- fraldas descartáveis RN – 1 pacote de 20.

 

Outros:

- Maquina fotográfica e/ou filmadora

- Livrinho de assinaturas / recadinhos: eu acho o máximo, mas nos meus eu esqueci dentro da bolsa e não pedi pra ninguém assinar L

- 1 caneta – para assinar o livro, ué! Rs…

- Documentos do pré-natal: todos os exames que você fez (de sangue, ultrassom) e o cartão de gestante (que seu obstetra te deu)

- Seus documentos pessoais e cartão do plano de saúde

- Lembrancinhas de maternidade e enfeite de porta (se você tiver feito)

- Lanchinhos. Sim, lanchinhos. Biscoitos, barrinha de cereal, fruta, suco, um chocolatinho. Você pode precisar no trabalho de parto que, às vezes, demora muuuito. Mesmo que você não queira, o papai pode querer, rs…

- Não esquecer de colocar a cadeirinha no carro, preparadinha pra trazer seu bebe pra casa.

- celular e carregadores. Pra mandar torpedinhos dando a notícia e postar no feicebuk!! Kkkkkk…

- secador de cabelo (se você resolver lavar a cabeça a noite, é ruim deitar com o cabelo molhado, né? Tem gente que diz que não devemos lavar a cabeça depois de parir. Já li que antigamente a mulher não lavava os cabelos durante todo o resguardo, rs… mas acho que hoje não tem esta proibição não, nos meus dois partos eu lavei a cabeça no segundo dia).

- travesseiro e roupa de cama para o acompanhante – os hospitais não costumam fornecer.

- malinha do acompanhante: uma muda de roupa, nécessaire, chinelo. Afinal, ele também vai passar as noites lá, né? Especialmente se a maternidade for longe da sua casa. Se for perto, ele pode dar uma escapada pra tomar um banho e pegar o que falta, mas é bom levar pelo menos o básico pro primeiro dia.

  

O QUE NÃO LEVAR PRA MATERNIDADE:

- leite artificial. Não leve. Algumas mães ou avós têm a mania de levar o leite artificial para o caso de a mãe não ter leite. Gente, isto não existe. Você vai ter leite. 99% das mães têm leite. Caso você seja a infeliz que compôs este 1%, é muito rápido ir na farmácia e comprar. Não se preocupe com isto agora. Confie que você vai ter leite e que tudo vai dar certo. Levar um leite artificial só vai aumentar a sua ansiedade e atrapalhar na hora de resistir aos “pitacos” de outras pessoas que vierem dizendo que o neném está com fome. Na maternidade, o seu leite ainda vai ser pouquinho, só o colostro, mas suficiente para alimentar seu bebê. Nestes primeiros dias é importantíssimo você ter paciência e confiar que ele estará sendo bem alimentado. Resista à tentação e aos pitacos e insista na amamentação. Por este motivo, NÃO LEVE O NAN.

- um livro. Eu levei, acredita? Kkkkk

- roupas desconfortáveis para o bebê. Impressionante como as pessoas tem a capacidade de fazer roupas desconfortáveis para RECEM NASCIDOS. Algumas são lindas, mas não valem a pena. Pense que seu bebezinho vai estar super desconfortável com a própria situação, acabou de sair da barriga e nem sabe o que está acontecendo… a ultima coisa que ele precisa é de uma roupinha pinicando. Invista em pimpãozinhos (ou pimpõezinhos?) – aquelas roupinhas inteiras, com mangas e pernas compridas – de malha de algodão, bem macio e com abertura frontal, pra evitar de passar pela cabeça do bebê. Quanto menos trabalho para colocar, melhor.

- roupas desconfortáveis para você. Por motivos óbvios né.

3 comentários sobre “Coisas para levar para a maternidade

  1. Carlota, amei que vc vai ter um blog, mais uma para a minha listinha!Além de escrever muito bem, vc é engraçada, espontânea, tenho certeza que vai ser um sucesso!!!Mas tem que escrever todo dia, viu?hehehe
    Bjs
    Bi

  2. Adorei sua lista! Ficou bem detalhada e com observações muito importantes!
    Muito parecida com a minha, somente com algumas variações!
    O secador de cabelo foi uma dica ótima! Não tinha me ocorrido isso!
    Beijinhos!

Deixe uma resposta

